Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Mind the Gap: O Buraco é mais Embaixo

Infelizmente, poucas pessoas associam o grafite à arte: grafite é coisa de pichadores, vandalos, gente que não tem o quê fazer. Que o diga a polícia de Milão que está usando um moderno software para catalogar os grafites espalhados pela cidade e tentar individuar seus autores.
Dos primeiros grafiteiros dos anos 70 até o Street Art no terceiro milênio, o grafite evoluiu, virou arte, foi exposto em galerias de arte contemporâneas importantes como o MAC, Le Fevre e Tate Modern de Londres que no ano passado organizou a exibição, Street Art.
A última do grafitismo é o Street Art in 3D. Arte de estrada em versão tridimensional cujo os artistas usam a ilusão de ótica criando maravilhas como The Crevasse na Irlanda e Street River na Alemanha.










O exponente do Street Art italiano é sem dúvida o artista Blu (passem no seu site. Uma maravilha!), que prefere continuar na linha dos murais urbanos.
O Street Art brasileiro tem artistas conceituados como Os Gêmeos e Nunca, cujas obras estão espalhadas no mundo. A dupla Os Gêmeos é formada pelos irmãos paulistanos Otávio e Gustavo Pandolfo, gêmeos idênticos. Em tempo, a esposa de Otavio é a grafiteira Nina. Nunca é o nome artístico de Francisco Rodrigues da Silva. O moço assinou trabalhos para a Nescau, Puma e Calvin Klein.

Para saber mais:
http://www.blublu.org/
http://www.tate.org.uk/modern/exhibitions/streetart/


Um comentário:

  1. Muito belo o seu espaço, bom de ver. Como assim, só futilidades? Este Street art in 3D com certeza não está na categoria... Parabéns, Janda.

    ResponderExcluir

Seguidores

Labels