Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Co-Housing


Projeto de um Co-Housing em Milão

Hoje me fiz 2 perguntinhas aparentemente simples e rapidinhas:
"Como se chama a vizinha da porta ao lado?" Hmmm não lembro... Bem, não sei.
"Quem mora na porta da frente?" Caraca... essa me pegou mesmo. Mora alguém ali?

Em um tipo de moradia Co-Housing eu não teria esses probleminhas, digamos, sociais pós-modernos para usar um eufemismo: eu conheceria meu vizinho porque planejamos viver juntos em uma comunidade onde a creche, a limpeza da rua, o uso do carro são decisões comuns. Pois, "comum" é a palavra de ordem desse novo modo de viver que se está expandindo na Itália e já pode contar com modelos positivos em países como a Dinamarca, Canadá e EUA.
Não pensem que Co-Housing moradores vivam todos juntos na mesma casa unidos por uma crença religiosa. Ou que Co-Housing seja um daqueles mega-condomínios com piscina e salão de beleza. A inovação do co-housing é a autonomia no gerenciamento da propriedade: os moradores são proprietários do espaço cuja a manutenção e o planejamento são comunitários. Nos Co-housings os moradores usufruem de lavanderia, serviço de recolhimento e reciclagem do lixo, energia alternativa, creche e um centro per pagamento de contas.


Co-Housing na Italia:
http://cohousing.it/content/blogcategory/3/24/
http://www.arredarein.it/approfondimenti/7384/cohousing

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Labels