As máximas racistas do Partido Lega Nord; partido italiano de direita que luta pelo federalismo e pela independência do Norte da Itália.
Abolição dos bancos das praças para evitar que os imigrantes sem teto passem a noite; Proibição do consumo de kebah vendido por ambulantes; Proibição de orar em lugares públicos no periodo do Ramadan; Proibição do uso do "burkini" - roupa de praia usada pelas muçulmanas ortodoxas; Proposta para a instituição de vagões na rede do Metrô com lugares reservados aos milaneses "doc"; Instituição de linhas diferenciadas para imigrantes; Multa para mulheres flagradas usando o "burqa";
O última ato xenofobo vem da cidade de Coccaglio - uma cidadezinha de 7000 habitantes dos quais 1500 estrangeiros. Se chama White Christmas o patrulhamento que mobilizará a polícia no controle da situação de 400 imigrantes até o dia 25 de Dezembro.
Ninguém tem dúvida que o quê o diretor Tim Burton faz seja arte; sendo assim, suas obras podem ser vistas em uma exposição no Museu de Arte Moderna de New York - 22/11/2009 a 8/04/2010.
Se chama Undulatus Asperatus e é uma forma de nuvem rara. Esse negócio de observar as nuvens é coisa séria e os amantes das nuvens têm uma associação, The Cloud Appreciation Society. Quem nunca brincou com as formas das nuvens?
Neil Gaiman é o cool autor de Coraline, Stardust e American Gods. Um dia uma amiga pediu-lhe uma oração para a filha que iria nascer e assim nasceu o livro ilustrado Blueberry Girl. Ainda não foi publicado no Brasil, tampouco na Itália. Ouçam o poema - é uma maravilha.
Blueberry Girl
Ladies of Light & Ladies Of Darkness, & Ladies of Never-You-Mind, This is a prayer for a Blueberry Girl. First, may you Ladies be kind.
Keep her from spindles and sleeps at sixteen; Let her stay waking and wise. Nightmares at three; or bad husbands at thirty; These will not trouble her eyes.
Dull days at forty, false friends at fifteen; Let her have brave days and truth. Let her go places that we’ve never been; Trust and delight in her youth.
Ladies of Grace, and Ladies of Favour, And Ladies of Merciful Night, This is a prayer for a Blueberry Girl, Grant her your Clearness of Sight.
Words can be worrisome, people complex; Motives and manners unclear. Grant her the wisdom to choose her path right, Free from unkindness and fear.
Let her tell stories, and dance in the rain, Somersaults, tumble and run; Her joys must be high as her sorrows are deep, Let her grow like a weed in the sun.
Ladies of Paradox, Ladies of Measure, Ladies of Shadows-That-Fall; this is a prayer for a Blueberry Girl, Words written clear on a Wall.
Help her to help herself, help her to stand, Help her to lose, and to find. Teach her we’re only as big as our dreams, show her that fortune is blind.
Truth is a thing she must find for herself, precious, and rare as a pearl; Give her all these, and a little bit more, Gifts for a Blueberry Girl.
Bem, saiu o resultado do concurso feito pela NME para a melhor música da década. Ganhou Crazy in Love da Beyoncé. Ninguém pode dizer que não tem swing, mas que seja a melhor música dos últimos 10 anos... Vox Populi, Vox Dei! Em tempo, já que o assunto é Beyoncé; ela canta no novo albúm de Alicia Keys que será lançado em dezembro.
As tops de hoje: Carla Bruni aceitou a proposta de Woody Allen e estará no próximo filme do diretor americano. Mrs Sarkozy disse que aceitou o convite porque gostaria de poder dizer aos netinhos que trabalhou com Woody Allen. Vixi, será que não basta ter sido a first-lady de um dos países mais poderosos do mundo e dona de casa no Palácio do Eliseu?
Enquanto não temos o prazer de vê-la em um filme de Woody Allen, vamos assistir a sua participação no episódio dos Simpsons O Diabo Veste Nada.
A revista inglesa NME (e vale a pena dar uma voltinha por lá de vez em quando) fez uma listinha dos 100 álbuns mais importantes da década. Ok, essas listinhas nunca são imparciais, embora sejam ótimas para viajar no tempo. Eu destaquei os álbuns que estão no meu coração:
Artic Monkey (Whatever People Say I am, That's What I'm Not)
The Queen of the Stone Age (Songs for the Deaf)
Amy Winehouse (Back to Black)
The White Stripe (Elephant)
Claro, na lista há muita gente boa como Radiohead, Outskat, Jay-Z e outros.
Vou deixar aqui um vídeo da canção Dancing Shoes do álbum Whatever People Say I am, That's What I'm Not do Artic Monkeys que foi lançado em 2005. Sim-ples-men-te demais.
Where The Things Are é o filme adaptado do homônimo livro infantil que fez a cabeça de uma geração de americanos e é o livro preferido do cara e o cara é Mr Barack Obama. O filme foi escrito por Dave Eggers e já está nas salas italianas desde 30 de novembro e em janeiro chegará ao Brasil. A trilha sonora é assinada pela cantora Karen O, que aliás fez sucesso com a maravilhosa Hello Tomorrow. Onde Vivem os Monstros finalmente foi publicado no Brasil pela editora Cosac Naify. O livro está à venda nas melhores livrarias da Itália; infelizmente, a última edição italiana tem cenas do filme no lugar das belas ilustrações do autor. Dica fortíssima para o Natal das crianças. E por quê não? Para o Natal dos adultos também.
O autor é Lev Yilmaz e é um dos melhores autores de quadrinhos do momento. A sua proeza: falar nos seus livros daquelas coisinhas que acontecem no dia a dia pós-moderno. O seu sucesso: ter feito vídeos dos seus quadrinhos que estão dando o que falar no You Tube. Seus livros: The Tales of Mere Existence I, II, III, The Sunnyside Down. Onde encontrá-los no Brasil: The Sunnyside Down está à venda na Livraria Cultura. Espero que vocês gostem. Eu achei um barato!
O World Architecture Festival teve a sua segunda edição em Barcelona no início de novembro. Um encontro importante no qual profissionais de todo mundo se reúnem e têm a oportunidade de conhecer o que existe de mais inovativo no campo do planejamento urbano. O ponto culminante é, sem dúvida, a premiação de projetos por categoria. O vencedor da categoria Shopping foi o arquiteto paulista Isay Weinfeld, que assinou várias obras de peso no Brasil e no mundo; destaque o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Bem, o projeto vencedor na categoria shopping foi feito para uma empresa que está no coração e, principalmente, nos pés dos brasileiros, pois "elas não deformam, não soltam as tiras, não têm cheiro".
O Natal está chegando e também as férias do final do ano na Europa. No fim do ano as escolas italianas suspendem as aulas por 15 dias, do dia 23/12 ao 6/01. Cinemas lotados, pais desesperados, frio, feiras natalícias. No Brasil, Natal é sinônimo de verão, praia e carnaval, vida ao ar livre; enquanto aqui no frio europeu nos preparamos para a hibernação forçada, embora que em algumas cidades, como Cagliari onde moro, ainda seja possível, devido a temperatura acima da média invernal, sair e passear pelas rua evitando a vida urbana claustrofóbica dos shopings no inverno. Até o Natal vou colocar umas dicas para distrair os curumins nas férias.
Encontrei um site Kideos: Videos for Kids onde há muitos vídeos interessantes e educativos em inglês, espanhol e português. O importante é aproveitar aquela curiosidade dos pequenos, principalmente na faixa etária de 3-4 anos onde eles querem cantar e aprender as músiquinhas dos desenhos, e estimular a aprendizagem de outro idioma brincado.
Todo mundo conhece a marca italiana Diesel, né? Se você não tem no mínimo 150 euros fica difícil tirar uma onda com um jeans Diesel. Ultimamente, depois da crise econômica que assolou muitas economias na Europa, até o italiano está pensando duas vezes antes de levar um jeans do famoso urban brand para casa. Mas a empresa Diesel não se limita a fazer tendência apenas na roupa jovem urbana. Diesel é Diesel Farm com a produção de vinhos -o chadornay "Bianco di Rosso", o merlot "Rosso di Rosso", o pinot "Nero di Rosso", azeite e aguardente. Todos assinados "Rosso", o sobrenome do estilista e proprietário Enzo di Rosso. Diesel é hotel, o Pelican Beach de Miami. E os Jardins Paulistas teve o mérito de abrigar a maior loja Diesel do mundo inaugurada no ano passado. Escrevi toda essa longa introdução acima para contar para vocês ( e espero que seja uma novidade) que a Diesel tem uma rádio online: Diesel U: Music. Ontem dei uma checada por lá e tem muita coisa boa que está movimentando o universo da música underground. Descobri um grupo de rock dinamarquês muito interessante - The Good The Bad. Entao, quem quiser conferir:
Estamos perto do Natal e o jornal The New York Times já começou a fazer a listinha de dicas de presentes; entre elas estão os 10 melhores livros ilustrados infantis de 2009: Only a Witch Can Fly (Alison McGee) Moonshot: The Flight of Apollo 11 (Brian Floca) The Odd Egg (Emily Gravett) A Penguin Story (Antoinette Portis) The Lion and the Mouse (Jerry Pinkey) The Snow Day (Komako Sakai) Tales From Outer Suburbia (Shaun Tan) Yummy: Eight Favourite Fairy Tales (Lucy Counsins) White Noise (David A. Carter) All The World (Lyz Garton Scalon)
Infelizmente, poucos foram traduzidos em português e italiano. Apenas os livros de Komiko Sakai e Shaun Tan, respectivamente Un Giorno di Neve e Piccole Storie di Periferia , foram traduzidos para o italiano. No Brasil os livros de Shaun Tan e Emily Gravett estão à venda na livraria Cultura.
A minha dica é um livro de Tony Ross publicado no 2007, O Morcego Bobo, à venda na Livraria da Travessa e na Livraria Cultura. Uma bela ilustração e um texto engraçado e envolvente onde se fala de respeito pela opinião do próximo. Na Itália o livro tem o título Gisella Pipistrella.
H&M Milão, ontem, às 19.30: o massacre Jimmy Choo.
H&M é uma multinacional sueca. Sim, sueca, embora muita gente jure que é inglesa, pois em cada esquina de Londres encontramos seu logótipo. Para dizer a verdade, a H&M Reino Unido já bateu a terra natal da empresa nas vendas. Presença marcante em 34 países, mais de 1400 lojas, modelos do calibre de Giselle Bruncher e a colaboração de Madonna como estilista fazem parte do curriculum da marca de varejo mais famosa do mundo. Mas não era suficiente... H&M Milão mais Jimmy Choo, fabricante dos sapatos preferidos de Carrie de Sex and The City, é igual a pancadaria. A loja foi literalmente tomada pelo público feminino no lançamento da exclusiva coleção Jimmy Choo em venda na H&M. Não é para menos; ter uma Jimmy Choo comprada na mais famosa loja de varejo do mundo é mais ou menos como ter o gostinho de desfilar oficialmente com uma Prada falsificada. Vamos combinar? A H&M vende uma bolsa por 130 euros, mas uma Jimmy Choo de primeira linha custa 1300 euros. Uma diferença tirada no tapa. Para as brasileiras, H&M ainda é um sonho distante, segundo o porta-voz da empresa.
Os três primeiros lugares da sétima edição do Prêmio Telecom Portugal foram parar nas mãos de três escritores brasileiros: Nuno Ramos, Lourenço Mutarelli e João Gilberto Noll. Digamos, três autores que inovaram e recriaram a linguagem narrativa - fragmentação, mensagens elípticas, pontuação e o desconcerto na comunicação - revelando as inquietudes do homem moderno.
A Arte de Produzir Efeito Sem Causa de Lourenço Mutarelli, foi premiado com o segundo lugar. Além de escritor, Mutarelli é dramaturgo, autor de histórias em quadrinhos e ator. Sinceramente, fiquei na dúvida na hora de fazer a lista das suas profissões; ou seria autor de quadrinhos, escritor, dramaturgo e ator? Mutarelli criou a arte do filme Nina baseado no roteiro de Marçal Aquino e teve suas obras Cheiro do Ralo e Natimorto, adaptados para o cinema e o teatro. Os personagens de Mutarelli estão longe de ser considerados seres ordinários: gente solitária quase asfixiada pela depressão urbana; gente que faz parte do nosso cotidiano.
Os romances da nova safra de autores realistas brasileiros na Europa podem ser comprados no site on-line da Livraria Bulhosa de Portugal. Na IBS Itália há os romances de muitos autores brasileiros contemporâneos traduzidos em italiano: Bernardo Carvalho, Rubem Fonseca, Milton Hatoum, Clarice Lispector, Adriana Lisboa.
Infelizmente, poucas pessoas associam o grafite à arte: grafite é coisa de pichadores, vandalos, gente que não tem o quê fazer. Que o diga a polícia de Milão que está usando um moderno software para catalogar os grafites espalhados pela cidade e tentar individuar seus autores. Dos primeiros grafiteiros dos anos 70 até o Street Art no terceiro milênio, o grafite evoluiu, virou arte, foi exposto em galerias de arte contemporâneas importantes como o MAC, Le Fevre e Tate Modern de Londres que no ano passado organizou a exibição, Street Art. A última do grafitismo é o Street Art in 3D. Arte de estrada em versão tridimensional cujo os artistas usam a ilusão de ótica criando maravilhas como The Crevasse na Irlanda e Street River na Alemanha.
O exponente do Street Art italiano é sem dúvida o artista Blu (passem no seu site. Uma maravilha!), que prefere continuar na linha dos murais urbanos. O Street Art brasileiro tem artistas conceituados como Os Gêmeos e Nunca, cujas obras estão espalhadas no mundo. A dupla Os Gêmeos é formada pelos irmãos paulistanos Otávio e Gustavo Pandolfo, gêmeos idênticos. Em tempo, a esposa de Otavio é a grafiteira Nina. Nunca é o nome artístico de Francisco Rodrigues da Silva. O moço assinou trabalhos para a Nescau, Puma e Calvin Klein.
Crowdsourcing?! Palavrinha deveras difícil, apesar de fazer parte indiretamente do nosso contemporâneo dia-a-dia (com ou sem hífen, gente?). Firefox, wikipedia são exemplos de projetos globais, ou seja, produção que utiliza pessoas comuns, simples mortais na resolução de problemas, nas pesquisas e desenvolvimento. A Informática do bem, como algumas pessoas definem o crowdsourcing, há por trás do nome a filosofia da correçao dos erros. Ou seja, nada é perfeito, tudo pode ser modificado. Pois é, parece que Hollywood resolveu se render ao crowdsourcing e vai produzir um filme com a colaboração global, fazendo desmoronar sua estrutura fechada. Seguindo o exemplo hollywoodiano, a revista italiana L'Espresso abriu uma enquete para a escolha do tema do curto-metragem que será produzido com a filosofia crowdsourcing. Ah não podia faltar a presença Tupiniquim. No Brasil, a Fiat tem um projeto aberto para a produção de um novo carro Il Mio. Cada semana o Grupo Fiat propõe um tema que será desenvolvido pelos participantes. O projeto pode ser seguido no twitter: http://twitter.com/fiatmio
O melhor restaurante do mundo não é italiano, mas está no mediterrâneo: é o El Bulli e está situado em Costa Brava na Espanha. Dei uma espiada no site onde há um álbum de fotos dos pratos que são, na verdade, esculturas da culinária. O site é muito interessante: http://www.elbulli.com/ . Os apaixonados por vinho podem fazer um tour virtual pela rica e farta cantina e até comprar garrafas online. Aviso aos navegantes: preço mínimo 70 euros. sala do restaurante El Bulli
Em segundo lugar ficou o restaurante inglês The Fat Duck do grupo Heston Blumenthal. Heston Blumenthal é conhecidíssimo no Reino Unido; onde tinha um programa chamado The Kitchen Chemistry que ia ao ar no Discovery Channel. Algo tipo cozinha associada a química para incentivar às crianças a cozinhar e descobrir. Heston Blumenthal usa facas japonesas na sua cozinha, Tojiro Senkou, que custam a bagatela de 700 libras.
The Fat Duck
Em terceiro lugar o dinamarquês Noma em Copenhagem: 200 euros por pessoa sem a bebiba, claro!
Restaurante Noma
A grande culinária italiana parece que não consegue subir ao podium da cozinha milionária dos grandes chefs e aparece timidamente no 13° com o modenense Osteria Francescana, restaurante do chef Massimo Bottura. Os 10 melhores restaurantes do mundo estão na Espanha, na França, na Dinamarca, na Inglaterra e EUA. O Brasil é representado pelo restaurante paulista DOM do chef Alex Atala. O almoço executivo é um modelo da boa comida brasileira feita em casa: salada verde, arroz branco, feijão rouxinho e feijão preto, batata sautee (que apesar do pomposo nome francês, é aquela batatinha feita na panela com alecrim e tomilho), couve refogada e filet de frango ou escalopet de filet. Fiquei morrendo de vontade de saber quanto custaria um prato de arroz e feijão no Jardim Paulista. Vou descobrir e depois volto aqui para contar.
Para muitas meninas Beauty Center não é coisa somente para Barbie. Milão pode contar com o primeiro Kid's Beauty da Itália onde crianças até 14 anos podem usufruir de serviços de massagem relaxante, pedicure, tatuagem artificial e manicure. Antes de fazer as unhas as meninas podem ter as mãos massageadas com cremes com fragrância de chocolate, morango e baunilha. Ou que tal uma massagem de creme de pétalas? Mas os preços são salgados mesmo para o padrão italiano. Além do serviço no salão, o Kid's Beauty Recupero há também um pacote para festas infantis. No Brasil, em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, salões de beleza conceituados vem investindo há uns anos no mercado infantil com serviços de tratamento para a comemoração de aniversários em grupo. Assim como em Londres e Nova York onde até hotéis de luxo já investiram na vaidade dos curumins.
Bem, quem me conhece sabe que adoro cozinhar. Não, não nasci com esse dom. Há uns doces anos, eu não sabia fazer arroz. E feijão era realmente um sonho. Mas nas minhas viagens e nos meus sonhos feministas, eu descobri que cozinhar significa convidar amigos, ter prazer , receber bem e divertir-se. Mas é uma longa história... Vamos à receita que uma aluna me deu. Flor de abóbora é um ingrediente muito usado aqui na Itália. O ramo custa 2 euros. Diga-se de passagem, é caríssimo. Gente, não é um buquê: um ramo tem 4 ou 5 florzinhas fechadas como na foto acima, hein? Você pode fazer flor de abóbora à milanesa, omelete de flor de abóbora. Uma delicia... Mas espaguete com molho de flor de abóbora e camarão é um manjar!
Ingredientes: um dente de alho, pimenta, azeite extravergine, tomates frescos, um ramo de flor de abóbora (5 flores), camarões pequenos.
Preparo: doure um dente de alho no azeite extravergine. Retire o dente e coloque os camarões pequenos e limpos. Coloque um pouco de pimenta. Refogue. Junte tomates frescos cortados. Deixe cozinhar. Acrescente sal a gosto. Quando o molho estiver pronto, acrescente as flores de abóboras cortadas fininhas. Deixe cozinhar por um ou dois minutos. Reserve.
Cozinhe o macarrão na água fervida com um fio de óleo e sal.
Quando o macarrão estiver pronto e "al dente", junte-o ao molho.
Hoje me fiz 2 perguntinhas aparentemente simples e rapidinhas: "Como se chama a vizinha da porta ao lado?" Hmmm não lembro... Bem, não sei. "Quem mora na porta da frente?" Caraca... essa me pegou mesmo. Mora alguém ali?
Em um tipo de moradia Co-Housing eu não teria esses probleminhas, digamos, sociais pós-modernos para usar um eufemismo: eu conheceria meu vizinho porque planejamos viver juntos em uma comunidade onde a creche, a limpeza da rua, o uso do carro são decisões comuns. Pois, "comum" é a palavra de ordem desse novo modo de viver que se está expandindo na Itália e já pode contar com modelos positivos em países como a Dinamarca, Canadá e EUA. Não pensem que Co-Housing moradores vivam todos juntos na mesma casa unidos por uma crença religiosa. Ou que Co-Housing seja um daqueles mega-condomínios com piscina e salão de beleza. A inovação do co-housing é a autonomia no gerenciamento da propriedade: os moradores são proprietários do espaço cuja a manutenção e o planejamento são comunitários. Nos Co-housings os moradores usufruem de lavanderia, serviço de recolhimento e reciclagem do lixo, energia alternativa, creche e um centro per pagamento de contas.
Adriana Calcanhoto ataca outra vez: a moça lançou o Cd Partimpim 2. Dá para conferir o evento no site maravilhoso da cantora: http://www.adrianapartimpim.com.br/dois/
Atenção para a nova roupagem de Trenzinho Caipira de Heitor Villa-Lobos. Em tempo: Villa-Lobos é o maior exponente da música do Modernismo Brasileiro. O museu Villa-Lobos no Rio de Janeiro oferece uma ótima chance para saber mais sobre o compositor: http://www.museuvillalobos.org.br/index.htm
Bem, estava pensando nesse fenômeno da MPB para crianças. Acho que na Itália, onde vivo, não existe nada igual. Nunca ouvi falar de algo tipo "Laura Pausini para as Crianças ou coisa parecida. Tampouco grupos italianos de alto nível tipo Palavra Cantada que se dedicassem às crianças. Por aqui o concurso de música infantil Zecchino D'Oro tem uma audiência enorme e as músicas participantes tornam-se sucesso absoluto. Na Itália Partimpim 1 pode ser encontrado na IBS: http://www.ibs.it/disco/4029758744222/adriana-calcanhotto-1/adriana-partimpin.html